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Limpeza de Condomínio: quais são as obrigações e como garantir

limpeza de condomínio

A limpeza de condomínio pode ser um assunto polêmico. 

Afinal, o condomínio é composto por áreas privativas e espaços coletivos e, sempre que há muitas pessoas, há discordância sobre como chegar à satisfação coletiva.

Num condomínio, a necessidade da limpeza vai muito além do gosto pessoal: a higienização correta dos espaços garante a manutenção da saúde e diminui os riscos de contaminação.

Em um condomínio, seja ele residencial ou comercial, todos são responsáveis por manter a organização e a higiene, de maneiras diferentes.

Existem responsabilidades do síndico, da administradora, mas os moradores também possuem obrigações!

Neste artigo, entenda quem deve cuidar da limpeza do condomínio, quais são as responsabilidades do síndico e do morador, e como fazer com que a limpeza de condomínio nunca mais seja um problema para o teu espaço de habitação.

 

Limpeza de Condomínio segundo a Lei

 

Código Civil Brasileiro

 

A legislação que trata dos condomínios, de forma geral, é o Código Civil Brasileiro.

Quanto à limpeza, o artigo 1.336 traz que:

“São deveres do condômino: 

(…)

IV – não utilizar sua unidade de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos demais condôminos.”

Dessa maneira, a limpeza das unidades privativas é de responsabilidade individual do condômino (proprietário) ou do morador, caso a unidade seja alugada.

Já a limpeza das áreas comuns, como corredores, escadas, elevadores, portaria, piscina e academia, é de responsabilidade de quem administra o condomínio. Ou seja, do síndico e caso haja uma administradora, sob sua supervisão.

No artigo 1.348 do Código Civil, temos que:

“V – Compete ao síndico: diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores.”

Além disso, podem haver regras específicas sobre descarte de lixo, conservação de certos espaços e uso geral da área comum — todos esses devem estar no Regimento Interno do condomínio.

 

Regimentos Internos

 

Vamos destacar pontos que geralmente estão no Regimento Interno e que se relacionam à limpeza do condomínio.

 

  1. Regras de descarte de lixo:

⟶ O Regimento deve conter os horários e locais corretos, bem como regras para separação dos resíduos, bem como regras e proibições quanto ao manuseio dos sacos de lixo e sua disposição no local correto para coleta.

 

1. Higiene das áreas comuns

 

⟶ O Regimento Interno deve estabelecer as responsabilidades da administração sobre a contratação da equipe de limpeza, as normas de organização dos espaços comuns, e as obrigações dos moradores quanto ao cuidado com sujeira após o uso.

 

2. Cuidados com os pets

 

⟶ O Regimento Interno deve estabelecer proibições quanto a deixar dejetos dos pets nas áreas comuns, a obrigação de utilizar os sacos higiênicos e limpar imediatamente em caso de “acidente”.

 

3. Multas

⟶ Por fim, o Regimento deve prever multas e sanções para os moradores que não colaborarem com as disposições.

 

Limpeza de Condomínio: responsabilidades do condomínio e responsabilidades dos moradores

 

São responsabilidade do Condomínio (administração e funcionários):

  • contratar empresas de limpeza ou montar equipe própria;
  • realizar higiene de elevadores, escadas, áreas de lazer, portaria, etc.;
  • definir as regras de descarte de lixo e coleta seletiva (no Regimento Interno);
  • estabelecer as limpezas obrigatórias de caixas d’água e controle de pragas regular.

 

São responsabilidades dos moradores:

  • manter a própria unidade limpa, evitando mau cheiro e sujeiras que podem vir a incomodar os vizinhos;
  • descarte correto do lixo, respeitando horários e tipos de resíduos;
  • zelar pelas áreas comuns, evitando deixar sujeira no corredor, restos de comida ou lixo nas áreas de lazer, etc.
  • prezar pela limpeza dos animais de estimação, recolhendo fezes, e impedindo que os pets sujem ou estraguem as áreas comuns.

 

Limpeza de condomínio: e se alguém descumprir as leis e o Regimento?

 

No caso de descumprimento do Código Civil, o artigo 1.337 estabelece que:

O condômino que reiteradamente descumpre seus deveres pode ser multado em até cinco vezes o valor da taxa condominial.”

Portanto, pode haver penalização financeira para o condômino ou morador que descumpre as regras.

Outras penalidades do Regimento Interno podem ser:

  • advertência por escrito
  • cobrança por danos materiais
  • proibição de usar as áreas coletivas

 

Dicas para organizar a limpeza do condomínio de forma eficiente

 

A comunicação e a organização podem prevenir muitos atritos e problemas relacionados à limpeza do condomínio.

Para manter o seu condomínio sempre limpo e organizado, contando com a participação de todos, é importante implementar com os funcionários próprios ou fornecedores, uma escala de limpeza para as áreas comuns, de acordo com a necessidade.

Nesse sentido, é possível alinhar expectativas com os funcionários sobre o padrão de higiene e prevenir desperdícios de materiais.

Além disso, é fundamental estabelecer um sistema de coleta seletiva de lixo, para ajudar na organização e na sustentabilidade.

Campanhas de conscientização e educação são indispensáveis para garantir que condôminos, moradores e funcionários saibam como higienizar bem seus espaços privados e coletivos.

É possível, ainda, criar checklists de limpeza diários, placas com lembretes sobre a necessidade de higienizar os espaços após utilizá-los, e outras formas de lembrar e chamar a atenção para a limpeza do condomínio (pelo grupo do WhatsApp, por exemplo).

 

Conclusão

 

Manter a limpeza de seu condomínio não precisa ser desgastante!

Quando as pessoas sabem o que é obrigatório, o que é um dever, e o que se espera que elas façam, é muito mais provável que elas venham a realizar o que precisam.

Dessa forma, é importante investir na comunicação, nas campanhas de conscientização e educação, e encontrar formas criativas e divertidas para atentar e lembrar as pessoas da importância da higiene no condomínio.

E aí? Gostou das nossas dicas para limpeza de condomínio

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