Esta é uma dúvida que muitos condôminos têm e, em suma, uma administradora é quem cuida de todas as atividades administrativas (e difíceis) da gestão condominial. Isto porque os condomínios residenciais são comunidades complexas, onde diversos proprietários e moradores compartilham espaços, recursos e responsabilidades.
Inseridos diariamente neste contexto, a administradora desempenha um papel crucial na gestão destes locais, que vai muito além de uma simples logística, funcionando como uma aliada estratégica do síndico na condução das atividades diárias, assegurando o conforto dos moradores e a valorização dos imóveis.
Diante disso, surge o grande desafio da administradora de condomínios: garantir a transparência, solidez, confiança e segurança para o condômino harmonia e satisfação entre os condôminos. Abaixo listamos algumas atribuições e responsabilidades da administradora de condomínios.
Gestão financeira
Ela elabora e controla o orçamento do condomínio, cobrança de taxas condominiais, pagamento de contas e prestação de contas aos condôminos.
Gestão de pessoal
Realiza a contratação e demissão de funcionários do condomínio, administração de folha de pagamento, controle de jornada de trabalho, gestão de benefícios e cumprimento de obrigações legais.
Administração de conflitos
Faz a mediação de conflitos entre condôminos, aplicação de regulamentos internos, acompanhamento de questões legais e jurídicas relacionadas ao condomínio.
Suporte administrativo
É responsável pelo suporte administrativo aos síndicos e conselhos consultivos do condomínio, bem como fornecimento de informações e relatórios pertinentes à gestão condominial.
Pagar fornecedores em dia
A administradora é responsável por garantir que os fornecedores (como empresas de limpeza, manutenção e segurança) sejam pagos pontualmente. Em outras palavras, ela contribui para a continuidade dos serviços essenciais no condomínio.
Recolher tributos associados ao pagamento
Ela também cuida dos aspectos fiscais, assegurando que os tributos relacionados aos pagamentos sejam devidamente recolhidos.
Documentação terceirizada
A administradora exige que as empresas terceirizadas forneçam a documentação necessária conforme a legislação vigente. Ou seja, inclui contratos, notas fiscais e comprovantes de regularidade.
Fechamento contábil mensal
Manter a contabilidade em dia é fundamental. Assim, a administradora disponibiliza o fechamento contábil mês a mês, garantindo transparência e controle financeiro.
Emissão de boletos
Ela emite os boletos das taxas condominiais para todas as unidades privativas. Sendo assim, essa tarefa envolve cálculos precisos e comunicação eficiente com os condôminos.
Comunicação escrita
Redigir notificações, multas, comunicados, circulares e atas é parte do trabalho. Inclusive, estes documentos seguem as regras da convenção condominial e do regimento interno, atendendo a solicitações do síndico.
Previsão orçamentária
A administradora propõe ao síndico a previsão orçamentária para o próximo exercício. Por consequência, envolve estimativas de despesas e receitas, planejamento e análise criteriosa.
Controle de manutenções obrigatórias
Ela monitora e notifica o síndico sobre as datas de vencimento das manutenções obrigatórias, incluindo de elevadores, sistemas elétricos, hidráulicos e outros.
Existem muitas outras tarefas que garantem o bom funcionamento do condomínio. Neste caso, reservas de salão de festas, ajuizamento de inadimplentes e mediação de conflitos também fazem parte do dia a dia da administradora.
Por isso, alguns princípios devem reger o trabalho das administradoras, como profissionalismo, jogo de cintura para mediar conflitos, conhecimento jurídico e zelo pelo patrimônio dos condôminos.
Aqui na Aliança Condomínios você tem ao seu lado uma empresa que está no mercado há mais de 27 anos, inovando em tecnologia e gestão para a administração do seu condomínio não ser mais uma dor de cabeça. Solicite gratuitamente uma proposta.
Aqui na Aliança Condomínios, você tem ao seu lado uma empresa que está no mercado há mais de 27 anos, inovando em tecnologia e gestão para a administração do seu condomínio não ser mais uma dor de cabeça. Solicite gratuitamente uma proposta.